Sumário
Tabelas
Como a Estatística tem como um de seus objetivos demonstrar de forma sintética e clara os valores possíveis para as variáveis em estudo, é muito comum a apresentação destes na forma de tabelas ou de gráficos.
Uma tabela deve reunir os seguintes elementos:
- corpo – conjunto de linhas e colunas.
- Cabeçalho- parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas.
- Coluna indicadora- parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas.
- Linhas – retas imaginárias para facilitar a leitura de dados.
- Célula – espaço destinado a um número.
- Título – conjunto de informações localizadas no topo da tabela indicando as razões da mesma.
Ex.
ÁREA TERRESTRE
BRASIL
| |
REGIÕES
|
RELATIVA( % )
|
Norte
|
45,25
|
Nordeste
|
18,28
|
Sudeste
|
10,85
|
Sul
|
6,76
|
Centro-Oeste
|
18,86
|
TOTAL
|
100,00
|
Fonte: IBGE
De acordo com a resolução 886 da Fundação IBGE, nas células devemos colocar:
- um traço horizontal ( - ) quando o valor é zero.
- Três pontos ( ... ) quando não temos os dados;
- Um sinal de interrogação ( ? ) quando temos dúvidas em relação ao valor;
- Zero ( 0 ) quando o valor é muito pequeno em relação à unidade utilizada.
Série estatística:
É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.
Séries Homógradas: são aquelas em que a variável descrita apresenta variação discreta ou descontínua. Podem ser do tipo temporal, geográfica ou específica.
a) Série Temporal: Identifica-se pelo caráter variável do fator cronológico. O local e a espécie (fenômemo) são elementos fixos. Esta série também é chamada de histórica ou evolutiva.
ABC VEÍCULOS LTDA.
Vendas no 1º bimestre de 2006
PERÍODO
|
UNIDADES VENDIDAS *
|
JAN/96
|
2 0
|
FEV/96
|
1 0
|
TOTAL
|
3 0
|
* Em mil unidades
.
b) Série Geográfica: Apresenta como elemento variável o fator geográfico. A época e o fato (espécie) são elementos fixos. Também é chamada de espacial, territorial ou de localização.
ABC VEÍCULOS LTDA.
Vendas no 1º bimestre de 2006
FILIAIS
|
UNIDADES VENDIDAS *
|
São Paulo
|
1 3
|
Rio de Janeiro
|
1 7
|
TOTAL
|
3 0
|
* Em mil unidades
c) Série Específica: O caráter variável é apenas o fato ou espécie. Também é chamada de série categórica.
ABC VEÍCULOS LTDA.
Vendas no 1º bimestre de 2006
MARCA
|
UNIDADES VENDIDAS *
|
FIAT
|
1 8
|
GM
|
1 2
|
TOTAL
|
3 0
|
* Em mil unidades
Séries conjugadas: Também chamadas de tabelas de dupla entrada. São apropriadas à apresentação de duas ou mais séries de maneira conjugada, havendo duas ordens de classificação: uma horizontal e outra vertical. O exemplo abaixo é de uma série geográfica-temporal.
ABC VEÍCLULOS LTDA.
Vendas no 1º bimestre de 2006
FILIAIS
|
Janeiro/96
|
Fevereiro/96
|
São Paulo
|
1 0
|
3
|
Rio de Janeiro
|
1 2
|
5
|
TOTAL
|
2 2
|
8
|
Em mil unidades
Séries Heterógradas: aquelas nas quais o fenômeno ou fato apresenta gradações ou subdivisões. Embora fixo, o fenômeno varia em intensidade. A distribuição de frequências é uma série heterógrada.
Distribuições de frequência
Uma distribuição de freqüência é uma tabela onde constam os possíveis valores para uma variável. Se os dados estiverem dispostos de forma aleatória, sem prévia organização, dizemos que a tabela é primitiva; a tabela obtida após a organização dos dados em ordem crescente ou decrescente é chamada de ROL.
Ex: Distribuição de freqüência :
Estatura de 40 Alunos de uma escola
154
|
161
|
156
|
172
|
153
|
157
|
156
|
158
|
158
|
161
|
155
|
152
|
163
|
160
|
155
|
169
|
151
|
170
|
155
|
164
|
162
|
161
|
168
|
163
|
156
|
173
|
160
|
155
|
164
|
168
|
166
|
160
|
161
|
150
|
162
|
160
|
165
|
167
|
164
|
170
|
ROL:
Estatura de 40 Alunos de uma escola
150
|
154
|
155
|
157
|
160
|
161
|
162
|
164
|
166
|
169
|
151
|
155
|
156
|
158
|
160
|
161
|
162
|
164
|
167
|
170
|
152
|
155
|
156
|
158
|
160
|
161
|
163
|
164
|
168
|
172
|
153
|
155
|
156
|
160
|
160
|
161
|
163
|
165
|
168
|
173
|
FREQÜÊNCIA
é o número de vezes que um determinado valor está associado a uma variável.
CLASSE
corresponde ao intervalo de variação da variável. As classes são representadas simbolicamente por i , sendo i = 1, 2, 3, 4 ..., k.
As classes são delimitadas por seus limites , sejam li = limite inferior da classe e Li = limite superior da classe. Por exemplo, podemos definir para a tabela acima seis classes , com a intenção de dispor de forma conveniente os dados coletados:
Estatura de 40 Alunos de uma escola
Estaturas ( cm )
|
Freqüência
|
150 – 154
|
4
|
154 – 158
|
9
|
158 – 162
|
11
|
162 – 166
|
8
|
166 – 170
|
5
|
170 – 174
|
3
|
TOTAL
|
40
|
Na 3ª classe , por exemplo, o limite inferior é 158cm e o limite superior é 162.
O símbolo - indica inclusão do limite inferior e exclusão do limite superior.
Amplitude de um intervalo de classe é a medida do intervalo que define a classe. É calculada da seguinte forma:
hi = Li – li , na tabela acima temos :
hi = 174 – 170 = 4 cm.
Amplitude total da distribuição ( AT ) é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira classe. Se as classes possuem o mesmo intervalo então sempre podemos verificar a relação:
Amplitude Amostral ( AA ) é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da amostra:
AA = xmax - xmin
Ponto médio de uma classe ( xi ) é o ponto que divide a classe em duas partes iguais.
obs: o ponto médio da classe é o valor que a representa.
Freqüência simples ou absoluta
A freqüência de uma classe ou de um valor individual é o número de observações correspondentes a essa classe ou a esse valor. A freqüência simples é simbolizada por fi .
EX: f1 = 4; f2 = 9 ...
A soma de todas as freqüências é representada pelo símbolo de somatório:
Determinação do número de classes ou intervalos de classes
Utilizando-se um método matemático chamado de regra de Sturges , podemos determinar o número de classes em função do número de valores da variável:
I ≈ 1 + 3,3 . log n
onde : i = número de classes e n = número de dados
Ou ainda, se n < 100, então podemos considerar que
Através da utilização dessa regra obtemos a tabela:
n
|
i
| ||
3 – 5
|
3
| ||
6 – 11
|
4
| ||
12 – 22
|
5
| ||
23 - 46
|
6
| ||
47 - 90
|
7
| ||
91 - 181
|
8
| ||
182 - 362
|
9
| ||
...
|
...
|
Após decidirmos pelo número de classes devemos determinar a amplitude do intervalo, dividindo-se a amplitude amostral pelo número de classes.
Tipos de frequências
- Freqüências simples ou absolutas ( fi ) são os valores que realmente representam o número de dados em cada classe.
- Freqüências relativas ( fri ) são os valores das razões entre as freqüências simples e a freqüência total.
- Freqüência acumulada ( Fi ) é o total das freqüências de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe;
Fk = f1 + f2 + ... + fk
- Freqüência acumulada relativa ( Fri ) : é a freqüência acumulada da classe, dividida pela freqüência total da distribuição.
Exercício de aplicação
1. As notas obtidas por 50 alunos de uma classe foram:
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
6
|
7
|
7
|
8
|
2
|
3
|
3
|
4
|
5
|
6
|
6
|
7
|
8
|
8
|
2
|
3
|
3
|
4
|
5
|
6
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
3
|
4
|
5
|
5
|
6
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
3
|
4
|
5
|
5
|
6
|
7
|
7
|
8
|
9
|
- Complete a distribuição de freqüência abaixo:
i
|
NOTAS
|
xi
|
fi
| |
1
|
0 – 2
|
1
|
1
| |
2
|
2 – 4
| |||
3
|
4 – 6
| |||
4
|
6 – 8
| |||
5
|
8 – 10
| |||
∑fi = 50
|
- Agora , responda :
- Qual a amplitude amostral?
- Qual a amplitude da distribuição?
- Qual o número de classes da distribuição?
- Qual o limite inferior da quarta classe?
- Qual o limite superior da classe de ordem 2?
- Qual a amplitude do segundo intervalo de classe?
- Complete:
- h3 =
- n =
- l1 =
- L3 =
- x2 =
- f5 =
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